
Como eu posso te ajudar?
Se você espera ou imagina que ao iniciar uma terapia irá encontrar uma solução ou fórmula mágica para aliviar suas dores e resolver seus problemas, é importante entender que um processo Psicoterapêutico ou mesmo Psicanalítico, não é garantia de solução para nada, mas sim, uma oportunidade de investigar sua história de vida e sua dinâmica psíquica para se conhecer melhor.
Seu engajamento e seu envolvimento junto com a terapeuta criarão as condições para trazer à luz suas questões mais profundas e juntos poderemos descobrir o que está desencadeando o seu sofrimento.
Durante o percurso do seu processo, vamos percebendo lacunas e aspectos encobertos da sua vida, trazendo-os de volta a você como num espelhamento. Assim, conforme você entra em contato com essas regiões, você passa a ter condições de interferir nos padrões repetitivos de comportamentos herdados ou adquiridos, que o paralisam e impedem o fluxo da sua autonomia no mundo.

Qual a diferença entre um psicoterapeuta e um psicanalista?
Na Psicologia existe a Psicoterapia, enquanto a Psicanálise é uma formação à parte e complementar, que muitos profissionais de psicologia também estudam, como é o meu caso.
O Psicoterapeuta lida com as questões mais emergentes diante dos sintomas que você apresenta, enquanto o Psicanalista se aprofunda num processo de investigação mais demorado e rigoroso, a partir da sua história de vida e das principais causas e fatores desencadeadores de traumas e situações de sofrimento intenso e repetitivo.
Na verdade, o que determina essa escolha é o seu comprometimento e a sua disponibilidade para se dedicar às questões que o afligem. De qualquer forma, ambas abordagens têm como propósito permitir maior amadurecimento e liberdade para você lidar com suas dificuldades.

Como é a minha abordagem de tratamento?
Num primeiro momento fazemos uma avaliação das suas demandas e a partir do material que surgir em nossa conversa eu proporei um itinerário cartográfico.
Além da abordagem psicoterapêutica e psicanalítica, sempre presentes na minha escuta, desenvolvi uma abordagem adicional, a partir dos meus atendimentos, à qual dou o nome “Psicocriação”.
“PSICO” vem do Grego PSICHÉ (alma, mente, espírito) e “CRIAÇÃO“ vem do Latim CRIARE (produzir, existir, conceber e inventar) – daí o termo “Psicocriação”, que é uma prática de produção da subjetividade.
Enquanto os processos psicoterapêuticos e psicanalíticos envolvem principalmente a palavra, o processo de Psicocriação envolve uma atenção na criatividade como foco de trabalho, utilizando materiais, recursos, procedimentos e atuações do campo artístico, num procedimento terapêutico que favorece a ativação da criatividade reprimida.
“Psicocriação”

Se você deseja abrir espaço na sua vida para um trabalho artístico que está esboçado em um caderno, na gaveta ou espalhado em objetos pela casa, mas se sente inseguro e não consegue priorizá-los, desconfia da qualidade ou do valor das suas proposições ou expressões, então aqui é um lugar possível para cultivar a sustentabilidade das suas ações criadoras e se manter conectado com elas.
Durante o Processo Psicocriativo criamos uma relação a partir da confiança, num olhar interessado e numa escuta sensível que acolha os seus conteúdos, sejam eles compartilhados de forma visual, literária, performática ou musical, entre outras.
O propósito é dar voz ao artista que habita em você.

Procedimentos clínicos possíveis durante o processo “Psicocriativo”
Algumas pessoas que podem ter perfil para serem tratadas nessa abordagem:
- Pessoas que demandam uma necessidade de fortalecer seus processos criativos na arte.
- Pessoas que trazem uma dificuldade de expressão artística por inibição de serem vistas em seus processos criativos, embora o desejem.
- Pessoas que apresentam uma dificuldade em se expressar verbalmente. Nesse caso, os recursos não verbais favorecem uma aproximação a regiões mais íntimas e inacessíveis, possibilitando assim comunicar o que esteja reprimido.
Desdobramentos Psicocriativos
Proposições artísticas que envolveram o processo clínico de algumas pessoas durante a criação, execução ou produção. Clique nas imagens!